top of page

Aromaterapia
Aromaterapia










A natureza ao seu dispor
A Medicina Integrativa, é a associação da medicina tradicional alopática e as práticas alternativas, no intuito de tratar o ser humano como um todo, ao invés de somente focar na doença, sendo isso o conceito de tratamento holístico.
A Aromaterapia, é a terapia holística mais estudada no mundo atualmente, trazendo inúmeros benefícios físicos e emocionais aos seus adeptos, lembrando que ela não substitui nenhum tratamento médico, apenas complementa e potencializa a capacidade de cura do corpo.
Ela é utilizada pela humanidade desde o começo dos tempos, de forma que, são extraídos remédios naturais das plantas, raízes, caules, flores e frutos. Essas substâncias são conhecidas como Óleos Essenciais (OE) e há diversas maneiras de extrair eles da natureza, mas, há 2 principais métodos, que são a destilação a vapor, ou a prensagem a frio, eles são o sistema imunológico dos vegetais, seja para proteger de ataques de predadores ou de condições climáticas. As substâncias químicas que são encontradas nos OE, são conhecidas como terpenos e são os “princípios ativos” que nos beneficiam, onde um OE pode ter de 50 a 500 terpeno diferentes e não costumam apresentar efeitos colaterais, por serem substâncias químicas naturais e semelhantes às que encontramos no nosso organismo.
A sessão de Aromaterapia pode durar de 40 minutos a 1 hora, dependendo da maneira que serão utilizados os OE. O uso aromático é o mais comum e de carácter mais rápido, que serve bem para questões emocionais, podendo ser diretamente inalado, ou por a difusão, através de difusores ultra sônicos. O uso tópico também é bastante eficaz, tendo em vista a grande capacidade de absorção dérmica, levando o terpeno diretamente para a corrente sanguínea e pode ser associado por exemplo, a massoterapia, facilitando a sua absorção e ampliando os seus benefícios, por fim, também temos o uso flavorizante que é a ingestão em cápsulas, no cozimento de alimentos ou simplesmente sublingual.
bottom of page